[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]

Anunciação do Inicio da Umbanda no Brasil

[/vc_column_text][vc_separator color=”grey”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][vc_single_image border_color=”grey” img_link_target=”_self” image=”2723″ img_link_large=”” img_size=”full” style=”vc_box_shadow_3d” css_animation=”left-to-right”][vc_single_image border_color=”grey” img_link_target=”_self” image=”2741″ img_link_large=”” img_size=”full” style=”vc_box_shadow_3d” css_animation=”left-to-right”][/vc_column][vc_column width=”3/4″][vc_column_text]

A Umbanda teve início através de Zélio Fernadino de Moraes, nascido em 10 de Abril de 1891, no Rio de Janeiro.

Zélio tinha 17 anos, estava se preparando para servir as forças armadas através da Marinha, quando aconteceu um fato curioso: começou a falar em tom manso e com um sotaque diferente do que de costume, fala semelhante a de um senhor de idade.

No início, sua família achou que fosse algum distúrbio mental e o encaminhou ao seu tio Dr. Epaminondas de Moraes, diretor de um hospital psiquiátrico. Após alguns dias de observação e não encontrado nenhum sintoma, seu tio sugeriu a família que o encaminhassem a um padre, para que fosse executado um ritual de exorcismo, a desconfiança era de que Zélio estivesse possuído por algum demônio.

E assim foi feito, pediram intercessão de um padre a família, que após fazer todo o trabalho de exorcismo não obtendo nenhum resultado.

Tempos depois, Zélio, foi acometido por uma estranha paralisia, da qual, a medicina não conseguiu explicar a causa. Algum tempo, ainda acamado pela paralisia, em um ato surpreendente Zélio ergueu-se do seu leito e declarou:

— Amanhã estarei curado!

No dia seguinte, o rapaz começou a andar como se nada tivesse acontecido. Com tantos eventos sem explicação, sua mãe, Dona Leonor de Moraes, levou Zélio a uma ‘’curandeira’’, que atendia por nome Dona Cândida, figura conhecida onde morava pelo fato de incorporar o espírito de um preto velho de nome Tio Antônio.

Tio Antônio recebeu Zélio e fazendo suas rezas lhe disse que possuía o dom da mediunidade e que deveria trabalhar com caridade. O pai de Zélio, Joaquim Fernandino Costa, apesar de não frequentar nenhum centro espírita, já era um adepto da literatura espírita e conseguia compreender o que se passava com seu filho.

No dia 15 de Novembro de 1908, por sugestão de um amigo de seu pai, Zélio foi levado a

Federação espírita de Niterói. Chegando à Federação, foram convidados por José de Souza, dirigente daquela instituição, a sentar se a mesa. Logo em seguida, contrariando as normas do culto, Zélio levantou-se e disse que ali faltava uma flor; Foi até o jardim, apanhou uma rosa branca, colocando-a no centro da mesa; o que causou uma estranha confusão no local.

[/vc_column_text][vc_separator color=”grey”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][vc_single_image border_color=”grey” img_link_target=”_self” image=”2726″ img_size=”full” style=”vc_box_shadow_3d” img_link_large=”” css_animation=”left-to-right”][/vc_column][vc_column width=”3/4″][vc_column_text]

Acusado de bruxaria fui sacrificado na fogueira da Inquisição em Lisboa, no ano de 1761. Mas em minha última existência física, Deus concedeu-me o privilégio de nascer como caboclo brasileiro. — Anunciou também o tipo de missão que trazia do Astral: —Se julgam atrasados os espíritos de negros e índios, devo dizer que amanhã (16 de novembro) estarei na casa de meu aparelho, às 20 horas, para dar início a um culto em que

estes irmãos poderão dar suas mensagens, e assim, cumprir missão que o Plano Espiritual lhes confiou. Será uma religião que falará aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmãos, encarnados e desencarnados— acrescentou a entidade.

O vidente retrucou —Julga o irmão que alguém irá assistir a seu culto” ? perguntou com ironia. E o espírito já identificado disse: —”Cada colina de Niterói atuará como porta-voz, anunciando o culto que amanhã iniciarei— Para finalizar o caboclo completou —Deus, em sua infinita Bondade, estabeleceu na morte, o grande nivelador universal, rico ou pobre, poderoso ou humilde, todos se tornariam iguais na morte, mas vocês, homens preconceituosos, não contentes em estabelecer diferenças entre os vivos, procuram levar essas mesmas diferenças até mesmo além da barreira da morte. Porque não podem nos visitar, esses humildes trabalhadores do espaço, se apesar de não haverem sido pessoas socialmente importantes na Terra, também trazem importantes mensagens do além?—

[/vc_column_text][vc_separator color=”grey”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][vc_single_image border_color=”grey” img_link_target=”_self” image=”2737″ img_size=”full” style=”vc_box_shadow_3d” img_link_large=”” css_animation=”left-to-right”][vc_single_image border_color=”grey” img_link_target=”_self” image=”2739″ img_size=”full” style=”vc_box_shadow_3d” img_link_large=”” css_animation=”left-to-right”][/vc_column][vc_column width=”3/4″][vc_column_text]

No dia 16 de Novembro de 1908, na Rua Floriano Peixoto, nº 30. Em São Gonçalo, Rio de Janeiro RJ, aproximando-se das 20h00min horas, estavam presentes os membros da Federação Espírita; parentes; amigos e vizinhos e do lado de fora uma multidão de desconhecidos.

  Pontualmente às 20h00min horas o Caboclo das Sete Encruzilhadas tomou o corpo de Zélio e usando as seguintes palavras iniciou o culto: —” Aqui se inicia um novo culto em que os espíritos de negros velhos africanos, que haviam sido escravos e que desencarnaram, não encontram campo de ação nos remanescentes das seitas negras, já deturpadas e dirigidas quase que exclusivamente para os trabalhos de feitiçaria, e os índios, nativos da nossa terra, poderão trabalhar em beneficio dos seus irmãos encarnados, qualquer que seja a cor; raça; credo ou posição social, A prática da caridade no sentido do amor fraterno, será característica principal deste culto, que tem base no evangelho de Jesus e como mestre supremo Cristo —”.

Após estabelecer as normas que seriam utilizadas no culto e com sessões diárias, determinou que os participantes devessem estar vestidos de branco e o atendimento a todos seria gratuito.

Disse também que estava nascendo uma nova religião e que chamaria Umbanda. O grupo que acabara de ser fundado recebeu o nome da Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade.

Seu primeiro grande feito correu na mesma noite, o espírito atendeu um paralitico, fazendo-o se curar instantaneamente. Outros grandes fenômenos sem explicação ocorreram nesta primeira sessão.

Dez anos depois em 1918 o Caboclo das Sete Encruzilhadas, recebendo ordens do astral, fundou sete tendas para a propagação da Umbanda, sendo elas as seguintes:

– Tenda Espírita Nossa Senhora da Guia;

– Tenda Espírita Nossa Senhora da Conceição;

– Tenda Espírita Santa Barbara;

– Tenda Espírita São Pedro;

– Tenda Espírita Oxalá;

– Tenda Espírita São Jorge;

– Tenda Espírita São Jerônimo;

Zélio, nunca usou como profissão a mediunidade, sempre trabalhou para sustentar sua família e muitas vezes manter os templos que Caboclo fundou.

[/vc_column_text][vc_separator color=”grey”][/vc_column][/vc_row]